Conheça a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental. Um passeio delicioso pela região do Parque Nacional e pela estação de esqui da Serra da Estrela em Portugal. Viaje conosco e divirta-se com nossas histórias e dicas!
Este portal está em constante atualização, portanto, siga-nos no Facebook e inscreva-se no nosso
canal no Youtube, para ser notificado sempre que fizermos novas postagens. Fique em dia com os novos destinos e aventuras.
Ajude-nos a manter este portal divulgando o nosso trabalho para seus amigos e parentes.
Assista ao nosso passeio em nosso canal no Youtube.
Em fevereiro fizemos um passeio à Serra da Estrela, situada na região do Central de Portugal. A serra integra o Parque Natural da Serra da Estrela, que é a maior área protegida em solo português. É uma cadeia montanhosa onde se encontra a maior altitude de Portugal Continental, junto da Torre, ficando atrás apenas da Montanha do Pico, nos Açores. No caminho resolvemos fazer uma parada para um delicioso lanche próximo a Seia. O planejado foi fazer um bate e volta para comemorar o aniversário de nosso filho mais velho. Fomos com uma família amiga cuja filha também estava comemorando a data.
Demos muita sorte o dia estava maravilhoso com um céu azul e limpo, sem contar o sol que ajudou a amenizar o frio do inverno. A estrada estava com pouco movimento e sem nada de neve pelo caminho, o que é ótimo para subir a serra que pode tornar-se perigosa com o gelo.
No caminho paramos para observar a região que foi queimada por uma série de incêndios que ardeu em Portugal em 2017. É uma paisagem desoladora e impactante. O impressionante foi ver a força da natureza em sua plenitude. Tanto para a destruição quanto para a recuperação. Pudemos ver vários brotinhos de pinheiro e outras plantas renascendo e recuperando o local.
De lá fomos subindo as montanhas até que chegamos na Lagoa Comprida. É uma barragem situada no concelho de Seia, distrito de Guarda em Portugal. A barragem foi projetada em 1910. Encontra-se a uma altitude de 1600 m, tem uma altura de 28 metros e tem capacidade de armazenar 14 milhões de metros cúbicos de água.
Lá foi possível contemplar uma lagoa de águas cristalinas. Estava razoavelmente vazia e foi possível caminhar dentro da barragem. As crianças adoraram jogar pedras sobre as águas congeladas da margem para vê-las quebrar o gelo.
Finalmente subimos até os quase dois mil metros de altitude para chegar à estação de esqui da Serra da Estrela. Inicialmente pretendíamos esquiar, mas as distrações que encontramos pelo caminho nos fizeram chegar tarde. Como não valia a pena comprar os passes e alugar o equipamento para ficar pouco tempo, resolvemos comprar pranchas para as crianças brincarem de deslizar na neve. Foi muito divertido.
Voltamos à tardinha e pudemos desfrutar de um maravilhoso pôr do sol. Um verdadeiro espetáculo da natureza. Foi um dia perfeito. Vale muito a pena visitar o local. O ideal é ficar alguns dias para aproveitar a estação de esqui e explorar as lindas cidadezinhas no entorno. Se isto não for possível, o bate e volta é recomendadíssimo.
Para saber os preços de passes do teleférico e aluguel de equipamentos na estação de esqui da Serra da Estrela, acesse o link abaixo e tenha uma boa diversão.