Ficou Mais Fácil Viajar                   Envie dinheiro barato

Portugal    

Arcos de Valdevez

PORTUGAL


Bem Vindo!

Conheça Arcos de Valdevez, uma das cinco portas de entrada para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Um passeio delicioso pela cidade, uma visita ao Paço de Giela e à bucólica Sistelos no distrito de Viana do Castelo em Portugal. Viaje conosco e divirta-se com nossas histórias e dicas!

Este portal está em constante atualização, portanto, siga-nos no Facebook e inscreva-se no nosso canal no Youtube, para ser notificado sempre que fizermos novas postagens. Fique em dia com os novos destinos e aventuras. Ajude-nos a manter este portal divulgando o nosso trabalho para seus amigos e parentes.



Assista ao nosso passeio em nosso canal no Youtube.



Arcos de Valdevez é uma vila portuguesa que fica ao norte, no distrito de Viana do Castelo. O que nos levou a pensar inicialmente em visitar a vila, foi conhecer Sistelo, uma aldeia rural, eleita uma das “Sete Maravilhas de Portugal”. Mas claro que esse não é o único encanto da cidade. Por um acaso ficamos sabendo que teria o desfile dos “Bois da Páscoa” e por isso, fomos para a vila em um domingo pré-estabelecido. Saímos cedo de Braga, com a intenção de fazer um bate e volta, já que são apenas 56 km, aproximadamente, de distância. A intenção era explorar o local, assistir ao desfile e seguir para Sistelo.



O passeio pela estrada já foi de tirar o fôlego… Além de passar pelo Rio Lima em cenários deslumbrantes, mais próximo da Vila, já foi possível avistar montanhas maravilhosas cobertas de neve. Arcos de Valdevez é uma das cinco portas de entrada para o Parque Nacional da Peneda-Gerês e fica muito próximo à Espanha. Ao chegar, já nos deparamos com o Rio Vez, numa paisagem de tirar o fôlego. Na verdade, seríamos capazes de passar o dia ali sentados comtemplando aquele cenário. O rio de montanha localizado na falda da Serra do Soajo no Parque Nacional da Peneda-Gerês além de beleza e encantos, foi onde realizou o famoso Torneio de Arcos de Valdevez que está na origem da Independência de Portugal.




Mas a beleza não é só natural… ao caminhar pela vila fomos nos surpreendendo com a beleza, organização e limpeza. Com ruelas encantadoras e um comércio bem ativo e variado, pareceu-nos um bom lugar para quem gosta de viver bem e sossegadamente. É possível encontrar várias igrejas, dentre elas a Igreja Matriz localizada no Jardim dos Centenários.




Outra atração da cidade que muito nos encantou, foi o “Relógio das Águas”. O relógio de água foi um dos primeiros sistemas de medição do tempo criado pelo Homem. “A arquitetura aquática da fonte tem como elementos cénicos 48 jatos verticais, sendo que cada jato assinala a passagem de intervalos de 15 minutos, representando cada bloco 1hora. O caudal proveniente dos jatos escorre sobre planos inclinados e é recolhido no plano inferior, coberto com uma grelha metálica. A fonte funciona em circuito fechado, com um sistema de Iluminação totalmente automática; os números exteriores do relógio são iluminados com luz branca, com vários níveis de intensidade luminosa, obtendo assim diferentes tonalidades de cor.” (Fonte: http://www.jfav.pt/locais-de-interesse/relogio-de-agua).



Paramos para almoçar bem em frente ao Rio Vez, já na espectativa de ver o desfile dos Bois. O tempo foi calculado perfeitamente. Saímos do almoço e já nos posicionamos na avenida principal. O desfile dos “Bois da Páscoa” é uma tradição secular que foi agora retomada, recuperando usos e costumes enraizados no concelho há longos anos e que simboliza o fim do jejum da Quaresma. Durante o desfile são apresentados os melhores exemplares da raça, propriedade dos talhos aderentes, que apresentam os bois enfeitados. É realmente um momento bem curioso… Afinal, não é todo dia que o animal a ser abatido para lhe alimentar lhe é apresentado assim… todo imponente e enfeitadinho… rsrsr. Isso dá um certo “nervoso”… rsrsr. Mas apesar de nos parecer meio fúnebre, o evento é bem alegre, regado a muitas músicas e danças locais, com os moradores a se unirem a dançar, cantar e tocar. Nós e as crianças nos divertimos muito!




Encerrado o desfile demos continuidade ao nosso passeio. Fomos ao “Paço de Giela”, uma construção da Idade Média, sendo o aspeto atual o resultado de duas grandes fases construtivas: uma plenamente baixo-medieval e outra de inícios do século XVI. Para entrar, paga-se apenas um euro por pessoa e o local tem uma estrutura bem legal, com painéis digitais que mostram a história daquele local e a sua importância para Portugal. Além disso, a vista é linda!



E para fechar com chave de ouro, chegamos no nosso destino principal: “Sistelo”, uma aldeia rural, eleita uma das “Sete Maravilhas de Portugal”. A aldeia fica ao fundo de um vale e integra a Rede Natura e a área daquela área protegida que, em 2009, foi classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Espetacular!



Encerramos o dia, tomando um chocolate quente em um dos estabelecimentos da aldeia, com muita simplicidade, mas muito acolhimento. Adoramos essa parada!!! E sim… super recomendamos esse passeio e pretendemos voltar mais vezes. A aldeia oferece muitas trilhas e atividades para quem gosta de passeios ecológicos, aventura e muita história.



Assista ao tradicional desfile dos "Bois da Páscoa" em nosso canal no Youtube.




INSCREVA-SE NO CANAL

Assista aos vídeos de nossas aventuras pelo mundo!




NOSSAS MÍDIAS

YouTube   Facebook   Instagram   Twitter



Quem Somos    O Projeto    Mapa do Site    Fale Conosco

© Ficou Mais Fácil