Olhar Brasileiro
Banner 728x90


Escolas em Portugal

É direito de toda criança matricular-se em uma escola em Portugal e obrigação de todos os pais fazê-lo, independentemente da situação de legalização em que os seus pais se encontram. Para saber dos procedimentos de matrícula entre no menu "Documentos para matrícula em escolas de Portugal".

A organização escolar se dá da seguinte forma:

04 meses - 3 anos: Creche (não obrigatório)
3 anos - 5 anos: Pré-escolar (não obrigatório)
Existem os infantários em que as crianças ficam desde que nascem até terem 6 anos. (não obrigatório e depende de vagas disponíveis)

A partir de então, exitem as escolas primárias do 1º ciclo (EB1), seguindo as escolas EB2 (escola básica 2º e 3º ciclo) e por fim as secundárias ou liceus (até ao 12º que é a escolaridade mínima obrigatória):

1º Ciclo (1º ao 4º ano)
2º Ciclo (5º ao 6º ano)
3º Ciclo (7º ao 9º ano)
Secundário (10 ao 12º Ano)

Todas as escolas fazem parte de um agrupamento escolar (é dividido por área geográfica). Esse agrupamento inclui os infantários, EB1, EB2/3 e Secundário. Ou seja, a organização é a mesma. Fisicamente, as escolas podem ser ou não muito próximas umas das outras, mas normalmente são.

Cada agrupamento e/ou escola terão as suas "Normas de Comportamento", "Regras de Sala de Aula" e "Papel dos Pais/Encarregados de Educação". Procure essas informações, normalmente disponíveis nos próprios sites das escolas e fiquem atentos a elas, pois serão seguidas na íntegra.

À partir do EB2/3, os alunos terão um cartão do aluno, que será pessoal, intransferível e obrigatório, tanto para acesso e saída da escola, como para usufruir dos serviços de cantina, almoço e papelaria. O aluno e os pais, também terão acesso a um portal, para marcação de senhas, consulta de saldos e consumos, visualização de faltas e classificações às diferentes disciplinas, ao final de cada período. Para maiores informações, clique no site da Direção-Geral da Educação.

CALENDÁRIO ESCOLAR

1º período - meados de setembro a meados de dezembro.
2º período - início de janeiro a início de abril.
3º período - meados de abril a meados de junho.

Interrupções Letivas:

Essas datas poderão sofrer variações conforme calendário oficial.
Natal: meados de dezembro a início de janeiro.
Carnaval: aproximadamente 4 dias (fevereiro-março)
Páscoa: aproximadamente 12 dias (abril)

HORÁRIOS DAS AULAS

Nas escolas primárias básicas do 1º ciclo, o horário letivo (em sala de aula) habitualmente é das 09 às 16 horas na grande maioria das escolas. Das 16 às 17:30 h. as crianças/pais escolhem uma atividade extra-curricular (AEC) que pode ser diferente de escola para escola. Poderá ser teatro, música, ed. fisica, inglês, artes plásticas, etc. Estas atividades são opcionais. Os pais devem dizer no ato da matrícula se desejam que seus filhos participem das EAC. Ainda tem o ATL (Atividade Tempo Livre), que vai de 07 ás 09 h. e 17:30 às 19 h.) que é opcional e normalmente é a associação de pais de cada escola que organiza as atividades. Geralmente são preenchidas com os trabalhos de casa ou reforço da matéria dada na aula.

Nas escolas básicas do 2º e 3º ciclos e secundárias os horários são variáveis. Em geral as aulas se iniciam por volta das 8:20 e o horário de término dependerá do número de aulas e das atividades extra-curriculares de cada dia da semana.

FICHAS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO

De 0 a 49 - insuficiente
De 50 a 69 - suficiente
De 70 a 89 - bom
De 90 a 100 - muito bom

SEGURO ESCOLAR

TODOS os alunos, dentro da escolaridade obrigatória, estão abrangidos pelo Seguro Escolar. Este cobrirá qualquer acidente, não só dentro da escola, como ainda no percurso casa/escola/casa. (Portaria nº413/99, de 08 de junho).

AGRUPAMENTOS ESCOLAS DE BRAGA

Para quem já está em Braga ou pretende vir, seguem os links dos principais agrupamentos de Braga. Tenha uma noção da distribuição das escolas em seus agrupamentos e suas localizações. Lembre-se que a secretaria dos agrupamentos funciona nas escolas SEDES de cada um. Pergunte na sua unidade onde fica ou faça uma busca no link www.dgeste.mec.pt/index.php/escolas/pesquisa-de-agrupamentos

www.eb23andresoares.com/n

www.agrupamentobragaoeste.pt

www.aedonamaria.pt

www.aefranciscosanches.pt

www.aemaximinos.net/web/index.php


Caso esteja em outra parte de Portugal, vá a escola que lhe interessou (próximo a sua morada) e pergunte a qual agrupamento ela pertence. Lembre-se que a secretaria dos agrupamentos funciona nas escolas SEDES de cada um. Pergunte na sua unidade onde fica ou faça uma busca no link www.dgeste.mec.pt/index.php/escolas/pesquisa-de-agrupamentos

Neste link você identifica a escola sede, endereços, das escolas de qualquer lugar de portugal: www.dgeste.mec.pt/index.php/escolas/pesquisa-de-agrupamentos


EMENTAS DOS PROGRAMAS CURRICULARES DE PORTUGAL

Nos links abaixo, você encontrará o site da Direção-Geral de Educação, onde poderá consultar os programas e metas curriculares para todo o ensino pré-universitário, desde o infantil até o secundário.

Educação de Infância

Ensino Básico

Secundário

Acompanhe também os vídeos complementares ao OLHAR BRASILEIRO no canal FICOU MAIS FACIL VIAJAR, mande-nos a sua pergunta ou sugestão de assunto para as novas gravações para o e-mail: olharbrasileiro@ficoumaisfacil.com.br e troque experiências no nosso grupo do Facebook: Olhar Brasileiro em Braga - Portugal.

Viaje conosco nesse olhar!