ENERGIA
Água - Luz - Gás
Como já mencionado no texto de dicas: aluguel, geralmente quem mandará ligar a água, a luz e o gás, após arrendar um imóvel, será você! Aqui orientamos
nos procedimentos básicos para isso, tendo em vista que esses procedimentos são bem simples.
Você deverá comparecer à Loja do Cidadão, de posse dos seguintes documentos: NIF e contrato de aluguel. Como o atendimento aqui em Portugal não é padronizado, aconselhamos que verifique na sua cidade se não precisará
levar mais algum outro documento. Aqui em Braga, é muito simples! Tudo se concentra na Loja do Cidadão ao lado do Palácio do Raio (no vídeo, mostramos como chegar lá).
Estando na Loja do Cidadão você deverá primeiramente, tirar as senhas: AGERE para água e EDP para gás e luz.
Na AGERE o/a atendente irá fazer a solicitação e dentro de no máximo dois dias* a água estará ligada e você não precisará estar em casa para isso. Na EDP a/o atendente irá fazer a solicitação, mas você gastará um
tempinho maior no atendimento. A luz é tranquilo e no máximo em dois dias* eles ligarão a sua eletricidade. Eles irão lhe oferecer um seguro, que nós achamos bem válido! Pagando um pouco mais por mês, você fica com
uma cobertura, da mão de obra, contra panes elétricas, estrago de equipamentos, vidro quebrado, chaveiro... Enfim, já precisamos e foi muito bom! Rsrsrs. Além disso, fechando o seguro eles entram em contato, em até
uma semana e agendam uma vistoria na parte elétrica da sua casa. Achamos ótimo!
Quanto ao gás, ainda na EDP, você precisará agendar dia e horário para estar no imóvel para uma vistoria nas instalações de gás. Você pagará aproximadamente, 60,00 euros para essa vistoria que é obrigatória. Além disso,
ela poderá levar até uns 15 dias. Mas é muito válido! Traz segurança! Para nós que não estávamos acostumados com banho a gás, dá um certo medinho... rsrrs
Tendo em vista a demora desses prazos e taxas a pagar, chamamos a atenção para a organização e planejamento da hospedagem e recursos financeiros para aguardar, sem surpresas, tudo se resolver.
Ressaltamos aqui, que por não tratarmos de assessoria, estamos registrando as nossas experiências. Você poderá lidar com situações diferentes.
* Prazos médios que podem variar